Velocímetro

quarta-feira, 26 de março de 2014

Harley-Davidson

Olá Rockeiros e apaixonadas pelas raridades, nosso blog vem hoje trazer a vocês a história de uma das motos mais antigas do mundo e a das mais cobiçadas também...sim, ela mesmo, a Harley-Davidson.

Harley-Davidson Motor Company é uma empresa estadunidense fundada em 1903.
Em 1903 numa pacata cidade de um Estado americano de Milwaukee, no Wisconsin, dois jovens, resolvem instalar um motor num quadro de bicicleta, com a intenção de se locomover mais rapidamente e mais comodamente nas subidas. Estes dois jovens se chamavam Arthur Davidson e William S. Harley e certamente não sabiam que acabavam de criar um dos meios de transportes mais utilizados do mundo e uma das marcas mais cobiçadas pelos amantes de motocicletas, a Harley-Davidson.



Eles chamaram Ole Evinrude, um motorista, para ver sua criação, entre outros detalhes, a lenda diz que o carburador era feito de uma lata em conservas - foi uma falha completo: o engenheiro recusou-se terminantemente a andar. O motor, demasiado fraco, não conseguiu proporcionar o conjunto. Os nossos heróis não desanimaram e voltaram a tentar o enxerto adaptando desta vez um motor de 400cm³, nitidamente mais potente do que o primeiro. Resultado: a maquina andava, mas desta vez foi o quadro que manifestou rapidamente drásticas sinas exteriores de fraqueza. Sem o saberem, os nossos amigos acabavam de enfrentar a pedra angular, o segredo de uma boa moto: a harmonia síntese de um quadro e de um motor. De surpresas desagradáveis a progressos encorajadores, os nossos dois amigos, instalados no seu local de trabalho (8m²), conseguiram finalmente construir a sua primeira verdadeira maquina: tinha nascido à lendária Silent Gray Fellow. O motor de um cilindro inclinado de 410 cm³ que desenvolvia 3 cavalos estava equipado com uma válvula de admissão automática e com uma transmissão de correia. Produziram-se três exemplares, todos cinzentos, já com a cor fétiche da nova marca. Encorajado pelo seu brilhante resultado, William S. Harley tomou a decisão terminante de se inscrever na universidade de Wisconsin a fim de melhorar os seus conhecimentos de mecânica. Em boa hora o fez, pois, graças a um motor retificado de 450cm³ e desenvolvendo 4 cavalos e a um quadro finalmente digno desse nome, saíram cinqüenta exemplares das oficinas Harley-Davidson em 1906.




A partir de 1907, a notoriedade Harley e Davidson, aos quais se juntaram os primos William e Walter Davidson, começa a sair do Estado de Wisconsin, e são produzidas pelo menos cem maquinas todos os anos. A fim de fazer a demonstração flagrante da qualidade das motos doravante fabricadas, Walter Davidson envolve-se de desporto motociclista e alcança a vitória, em 1907, numa famosa corrida de resistência.
Organizada pela Federation of American Motorcyclists, e nela bate o recorde de sobriedade percorrendo 300 quilômetros com menos de 5 litros de combustível. Finalmente, recompensa suprema: em 1907, a policia americana começa a equipar-se com motos Harley-Davidson. Desta vez, a Harley-Davidson estava de fato lançada. Nesta época a moto Harley-Davidson esta ainda bastante longe do mito, mas começa indiscutivelmente a aproximar-se dele. Assim, o primeiro V-Twin será construído em 1909, associado a duas outras iniciativas na época: o acelerador de punho rotativo e a forquilha em paralelogramo, precursora daquela que se tornou celebre na futura Springer.

Vinte anos depois dos trabalhos práticos hesitantes dos pioneiros Harley-Davidson, os americanos seguiram o gosto da época em matéria de circulação destinada as maquinas com motor: multiplicaram-se as estradas alcatroadas, os painéis rodoviários começaram a invadir a paisagem e as estações de serviço começaram a assegurar eficazmente o abastecimento de combustível. Simultaneamente, em 1919, a firma Harley-Davidson, que como vimos fez do desporto motociclista um dos seus primeiros esforços, propôs pela primeira vez um modelo de caráter desportivo. Para justificar esta designação, a máquina foi dotada com uma caixa de velocidades colocada sobre o motor, uma embreagem em banho de óleo, com uma guia de válvulas inferior e com uma correia de transmissão integrada no motor. Nesta época, a firma de Milwaukee ocupava uma fabrica de volume respeitável: mais de 50 mil m². Mas, os quatro exageraram e a produção estimada em trinta e cinco mil máquinas por ano é de tal modo otimista que, em 1921, a empresa fecha sob os efeitos conjugados de superprodução e da quebra das vendas. Longe de baixar os braços, os dirigentes da Harley-Davidson vão virar-se para o estrangeiro para tentar encontrar novos clientes. Através das suas viagens, eles descobrem as novas técnicas da concorrência, e especial as Indians. O que, levando mais longe as suas investigações mecânicas, vai provocar, em bloco, a chegada de um quadro, depósito e selins inéditos.


Em 1925, a Harley-Davidson abre novamente suas portas, prestando serviços ao governo, na fabricação de motos militares para a guerra, e motos de passeio, ja com motor de 300 cavalos pesando 88,5kg.


Até hoje a Harley-Davidson existe, e ainda é a marca de motos mais cobiçada do mundo.

Esta acima é uma modelo 2014. Linda nao é ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário